Descrição
Neste livro, apresentamos novas possibilidades para uma educação enriquecida pela Psicomotricidade, onde o foco psicoafetivo é central e incorporado aos fundamentos educacionais. O ambiente educativo enfrenta inúmeras dificuldades, desde o processo de ensino-aprendizagem até o reconhecimento da importância do que é ensinado e aprendido. Além disso, há questões relacionais desafiadoras, como conflitos, agressividade, falta de limites, a decadência da autoridade dos adultos (professores, direção, supervisão, funcionários) e as relações entre alunos e comunidade que se deterioram.
Oferecemos uma visão global da Psicomotricidade, ilustrada por experiências de escolas públicas na Catalunha, Espanha, e uma escola particular em Porto Alegre, Brasil. Este livro é um recurso valioso para acadêmicos e profissionais da educação, iniciantes na área da psicomotricidade e também para aqueles com longa trajetória na educação. Ele promove reflexões sobre os desafios presentes nesta tarefa educativa.
Espanha e Brasil, Catalunha e Porto Alegre, se encontram em uma reflexão harmoniosa, buscando uma Educação Relacional que humaniza o ser humano. Em um mundo onde espaços relacionais, desenvolvimento de valores e convivência estão cada vez mais escassos, esta obra oferece uma abordagem inovadora e necessária para a educação contemporânea.